Porto e Sporting tentam consolidar posições hoje

O Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal entram em cena hoje, para o complemento da 16ª jornada da liga portuguesa, aberta na sexta-feira, com o Marítimo a conseguir um importante triunfo sobre o Portimonense, por 2-1.

O Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal entram em cena hoje, para o complemento da 16ª jornada da liga portuguesa, aberta na sexta-feira, com o Marítimo a conseguir um importante triunfo sobre o Portimonense, por 2-1.
O Porto, líder isolado do campeonato, recebe o Nacional da Madeira, é crível que com mais ou menos dificuldade, consiga os três pontos para continuar o seu ciclo imparável de vitórias consecutivas.
Os dragões esperam terminar a primeira volta como campeões de Inverno, pelo que um triunfo no jogo de hoje é importante, para conseguir esse objectivo.
A equipa do Nacional está a meio da tabela classificativa, bater o pé ao líder deve ser o primeiro objectivo.
Na antevisão da partida, o técnico do Nacional disse que a sua equipa não se vai deixar intimidar.
\"O que eu acho que o Nacional tem de fazer, é não se deixar intimidar. Além do FC Porto ser uma excelente equipa, é tem belíssimo estádio, com um apoio muito forte, à semelhança do que foi em Alvalade, em que a minha equipa não se amedrontou. No Dragão, será igual. Penso, que será um bom clima para fazermos um bom jogo\", disse.
Por seu turno, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, admitiu que está atento \"à melhor fase\" do Nacional, garantiu que os portistas estão focados nos três pontos.
O técnico dos ‘azuis e brancos\' salientou o pormenor dos madeirenses serem \"a equipa com mais golos marcados fora, a par do Benfica\", ainda assim, garantiu que os ‘dragões’ estão preparados para as adversidades.
\"Percebemos que é a melhor fase (do Nacional), a todos os níveis. Outro dado importante, é que  a equipa que tem mais golos fora, a par do Benfica. É uma equipa que vai atrás da baliza adversária. E, não estamos a falar de uma equipa que luta pelo título. Estamos atentos. Temos de perceber o que temos de fazer, para causar desequilíbrios e fazer golo. Vai ser um jogo difícil,  temos de assumir e ir à procura dos três pontos\", referiu.
O Sporting joga fora de casa, nesta jornada, tem a deslocação ao reduto do Tondela.
O holandês Bas Dost é  a baixa no Sporting para o jogo, marcado para esta segunda -feira, às 20h00. O avançado sofreu um traumatismo craniano no decorrer da última partida com o Belenenses SAD, fica de fora por precaução.
Segundo informou o clube \'leonino\', o jogador regressa ao trabalho na terça-feira.
No outro jogo marcado para hoje, o Moreirense recebe o Desportivo das Aves.